O que é planejamento estratégico?

Como o nome já sugere, trata-se de fixar uma posição em relação ao mercado: o ponto em que se pretende chegar, os passos necessários para atingir os fins e as situações que precisam ser criadas para proporcionar esses avanços.

Em outras palavras, ser estratégico implica em estudar a concorrência, estudar tendências de consumo e comportamento, identificar os recursos disponíveis para operação, reconhecer as possibilidades de forma realista.

Respectivamente, esses objetivos, metas e estratégias partem da compreensão das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio e devem estar em consonância com a missão, a visão e os valores da organização. A partir do planejamento estratégico você pode descobrir uma tendência de consumo muito em alta nos próximos anos e avaliar se ela condiz com os ideais da empresa.

Qual é a importância do planejamento estratégico?

A ideia-mãe é criar um mapa com o destino e as rotas disponíveis. Isso porque, a partir desses elementos gerais, serão definidos objetivos, metas e estratégias específicas, visando à geração de valor em nível tático e/ou operacional.

Facilitar o entendimento da estratégia de organização.

Motivar com base real e concreta , avaliando e compreendendo cada perfil comportamental e engajar os colaboradores ao atingimento das metas e dos ideais da empresa. Nós acreditamos na prática pragmática entre dois pilares: ROI* e capital humano no desenvolver das atividades do planejamento estratégico de toda empresa.

Separar a estratégia da operação.

Quem lida com negócios deve saber o quão instável o mercado, a economia e a política são, além dos avanços tecnológicos que podem alterar situações de um dia para o outro.

*retorno sobre o investimento, também chamado taxa de retorno.